A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo exibe, de 15 de outubro de 2020 a 22 de fevereiro de 2021, OSGEMEOS: Segredos, primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo (São Paulo, 1974). A mostra, apresentada pelo Bradesco, conta com mais de 1000 itens, cerca de 50 inéditos ou nunca exibidos no país e mais de 1000 itens desse rico imaginário.
A bilheteria física permanecerá fechada. Com a iniciativa, o IRB
reforça seu compromisso com a responsabilidade social por meio da
democratização do acesso à cultura. “Nós acreditamos no potencial transformador
da arte e visamos, em iniciativas como essa, promover e ampliar iniciativas de
fomento às atividades culturais, que contribuam para disseminação do
conhecimento”, diz Antonio Cassio dos Santos, CEO e presidente do Conselho de
Administração do IRB.
A dupla construiu uma trajetória no mundo das artes sem nunca ter
perdido de vista o desejo de manter-se acessível ao grande público. Esse
percurso inclui a participação em mostras nas principais instituições
internacionais, como o Hamburger Bahnhof, em Berlim, em 2019, com um projeto
concebido em parceria com o grupo berlinense de breakdance Flying Steps – um
dos mais premiados mundialmente; a Vancouver Biennale, Canada (2014); o MOCA –
Museum of Contemporary Art, em Los Angeles (2011); o MOT – Museum of
Contemporary Art Tokyo, em Tóquio, Japão e a Tate Modern, em Londres, Reino
Unido (ambas em 2008) e a Trienale de Milão (2006), entre outros. Ao longo de
sua carreira, os irmãos também receberam convites para criar para os principais
espaços públicos de mais de 60 países, incluindo Suécia, Alemanha, Portugal,
Austrália, Cuba, Estados Unidos – com destaque para os telões eletrônicos da
Times Square, em Nova York (2015) –, entre outros.
Otávio e Gustavo sempre tomaram o espaço urbano como lugar de
vivência e de pesquisa desde o início de sua produção, em meados da década de
1980. Os artistas partiram de uma forte imersão na cultura hip hop, que havia
chegado ao Brasil no momento em que os irmãos começaram a produzir, e da
influência da dança, da música, do muralismo e da cultura popular para
desenvolver um estilo singular, com atmosfera alegre, que acabou se tornando um
emblema dos espaços urbanos pelo Brasil e pelo mundo.
Seus trabalhos contam histórias – às vezes autobiográficas – cujas
tramas envolvem fantasia, relações afetivas, questionamentos, sonhos e
experiências de vida. OSGEMEOS mantém seu ateliê, até hoje, no Cambuci, antigo
bairro de operários e imigrantes na região central de São Paulo, no qual
passaram sua infância e juventude. A partir da década de 1990, suas
experimentações – não só em grafitti, mas também pintura em telas e esculturas
estáticas e cinéticas – ultrapassaram os limites bidimensionais, culminando na
construção de um universo próprio que opera entre o sonho e a realidade.
Para a mostra na Pinacoteca, o duo apresenta pinturas, instalações
imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e
cadernos de anotações. Esses últimos, da fase ainda adolescente e apresentados
ao público pela primeira vez, antecedem os famosos personagens amarelos,
abrindo caminho para a compreensão da raiz de seu surgimento. O corpo de obras
invade o museu, ocupando as sete salas de exposições temporárias do primeiro
andar, um dos pátios, diversos espaços internos e externos, além de uma instalação,
concebida especialmente para o Octógono.
A Pinacoteca, enquanto instituição tradicional criada para
valorizar a produção da arte brasileira, reafirma seu compromisso ao
apresentar, de maneira abrangente, a produção de OSGEMEOS. “Se, na época moderna,
o fenômeno artístico tem a cidade como seu lugar de existência, pensar a arte é
pensar sua inscrição na urbanidade. O urbano, a cidade, as relações que se dão
nesse espaço específico, são tanto temas da arte quanto o próprio modo de sua
aparição. Viver em cidades significa partilhar de uma sociabilidade singular,
marcada pelo deslocamento, pelo anonimato, pela produção coletiva, geradores de
conflitos e desigualdades, mas também dotada de um potencial de liberdade e
transformação, caros às práticas da arte moderna e contemporânea”, finaliza
Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca e curador da mostra.
Durante os meses em que a exposição estiver em cartaz, o museu será
tomado pelo estilo e pela grafia inconfundível da dupla de artistas. A loja da
Pina receberá um conjunto de novos produtos desenhados por eles, como canecas,
camisetas e bonés. Temporariamente, o tradicional letreiro na fachada que traz
o nome da instituição, criado pelo premiado designer gráfico Carlos Perrone nos
anos 1990, será substituído por um luminoso desenhado especialmente
pel´OSGEMEOS. Da mesma forma, as assinaturas eletrônicas dos emails dos
funcionários do museu, que hoje trazem a logo da instituição, serão trocadas
provisoriamente pela nova identidade.
A exposição tem patrocínio de Bradesco (cota apresenta), Samsung e
Grupo Boticário (cota master), IRB Brasil RE (cota platinum), Iguatemi São
Paulo e GOL Linhas Aéreas (cota ouro), escritório Mattos Filho, Allergan, Cielo
e Comgás (cota prata) e Havaianas (cota bronze).
SOBRE OSGEMEOS
Projetos recentes da dupla
incluem exposições individuais em: Frost Art Museum (Nashville, 2019),
Hamburger Bahnhof (em colaboração com Flying Steps) (Berlim, 2019), Mattress
Factory (Pittsburgh, 2018), Pirelli HangarBicocca (Milão, 2016), Museu Casa do
Pontal (Rio de Janeiro, 2015), ICA – The Institute of Contemporary Art (Boston,
2012). Suas obras integram coleções importantes ao redor do mundo, como: MOT
(Tóquio), Franks-Suss Collection (Londres), MAM-SP (São Paulo), Pinacoteca do
Estado de São Paulo (São Paulo), Museu Casa do Pontal (Rio de Janeiro).
BRADESCO E CULTURA
Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco
acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro
Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de
manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu
compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras,
exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. Assim como
o Teatro Bradesco, muitas instituições e espaços culturais apoiados pelo banco
promoveram ações para que o público possa continuar se entretendo – ainda que
virtualmente – durante a pandemia da Covid-19. Recentemente, o banco lançou o Bradesco
Cultura, plataforma digital que irá reunir conteúdo relacionado às iniciativas
culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em
cultura.bradesco.
http://pinacoteca.org.br/programacao/osgemeos-segredos/
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