sábado, 23 de diciembre de 2017

MAAT, LISBOA. TENSÃO & CONFLITO. ARTE EM VÍDEO APÓS 2008

JORGE MACCHI, 12 SHORT SONGS, 2009

Nos últimos 10 anos, o vídeo revelou-se um recurso cada vez mais incontornável para a arte nos oferecer uma expressão única das tensões e inquietações que marcam a sociedade atual. A aptidão deste suporte para a criação e circulação de imagens, vozes e histórias tornaram-no uma ferramenta fundamental para os artistas contemporâneos analisarem os impactos socioeconómicos dos acontecimentos do quotidiano. Tensão & Conflito. Arte em vídeo após 2008 foca-se precisamente numa excecional seleção de representações artísticas que, com rara eloquência, recorreram ao vídeo para registar os impactos e as consequências da crise financeira global de 2008.
Ocupando a Galeria Principal e a Video Room do MAAT, a exposição reúne obras de 22 artistas que, dos Estados Unidos e América Latina à Europa e ao Médio Oriente, filmaram visões pessoais sobre os efeitos da grande recessão, a agitação política a ela associada e os aspetos sociais menos óbvios que emergiram desses eventos. Numa mostra que transforma o museu numa sucessão de espaços fílmicos, as obras destes artistas tanto apropriam protestos, manifestações e notícias do dia, como apresentam visões poéticas que nos fazem ler a História recente — e as transformações do presente — de modos frequentemente inesperados.

ARTISTAS PARTICIPANTES
Patrícia Almeida, Halil Altindere, Marilá Dardot, Bofa da Cara, Burak Delier, Melanie Gilligan, Lola Gonzàlez, Hiwa K, Silvia Kolbowski, Nikolaj Bendix Skyum Larsen, Marc Larré, Jorge Macchi, Paulo Mendes, Mario Pfeifer, Francisco Queirós, Anatoly Shuravlev, Federico Solmi, Pilvi Takala, Maria Trabulo, Dragana Zarevac, Artur Zmijewski, Yorgos Zois.


https://www.maat.pt/pt/exposicoes/tensao-conflito-arte-em-video-apos-2008

No hay comentarios:

Publicar un comentario